O exemplo vivo de Jesus é a verdadeira mensagem de sua existência na Terra.
Ele veio para nos ensinar pela ação. Nunca exigiu que ninguém fizesse nada, nunca obrigou qualquer pessoa a seguí-lo ou colocou condições para a salvação. Apenas disse: “aquele que quiser vir comigo, deixe tudo para trás e siga-me”.
Ele não ameaçou os homens com castigo, nem disse que os que não o seguissem não seriam salvos. Apenas seguiu em frente em seu caminho, em sua missão de esclarecimento da humanidade e disse que os que quisessem podiam ir com ele.
Ele ensinou pela ação, porque sabia que de pouco adiantaria escrever tratados filosóficos que os homens através dos tempos iriam alterar conforme seus interesses; sabia também que pouco seria feito com a palavra proferida, pois ela seria também modificada e apesar de passada entre as gerações, com o tempo seria esquecida. Mas ele sabia que suas ações e vivências seriam aprendidas e passadas, como um hábito de um para o outro e assim seriam preservada através dos tempos como a conduta certa a ser adotada. Ele sabia que apenas os que estivessem prontos para seguí-lo iriam conseguir ir em frente, aprendendo pelo exemplo.
Assim é em tudo na vida. De nada vale coação, obrigação, força. Somente as pessoas que estão prontas podem compreender, podem seguir em frente.
Mas o que significa estar pronto?
No conjunto de muitas encarnações o homem se prepara e exercita o seu aprendizado na direção da Luz, da perfeição original.
Como numa escola passamos por diversas classes, aprendizados, matérias novas. Com algumas nos afinizamos mais, estudamos com prazer; com outras temos dificuldades, encontramos resistência, achamos tudo muito difícil.
Assim é nossa trajetória de aprendizado na vida infinita.
Mas mesmo sendo parte de uma mesma família espiritual, cada um de nós encontra-se em estágios diferentes de aprendizado. Alguns estão nas primeiras classes, outros nas intermediárias e como não poderia deixar de ser, alguns encontram-se em classes mais adiantadas.
O que leva o homem através desta escola de aprendizado e o conduz às classes mais complexas é justamente a sua vivência nas diversas oportunidades de vida necessárias ao crescimento do espírito.
Como encaramos os problemas, como enfrentamos as dificuldades, como superamos os desafios, como lidamos com os testes que se aproximam de nós na figura de situações conflitantes, pessoas desagradáveis, experiências que se pudéssemos escolheríamos não viver, este é o fio condutor que nos leva de uma classe a outra, de um nível a outro.
Encarar o desafio de viver com limitações materiais e não revoltar-se com esta situação por já ter o conhecimento que nos leva através das vidas a ter a oportunidade de desenvolver virtudes somente possíveis em determinadas situações.
Ver-se numa determinada vida na condição de alma solitária que por mais que tente encontrar um(a) companheiro (a) não consegue ter êxito e atravessa a vida sentindo-se só e incompleto, fruto de muitas experiências onde o espírito não soube valorizar o respeito ao outro, o valor, a doação. Resultado de almas que muito souberam esperar receber, mas pouco se exercitaram no dar, seja de si mesmas ou daquilo que tinham em abundância.
Encontrar-se preso a doenças torturantes que arrancam do ser a alegria de
viver, que o prendem a medicamentos, hospitais, médicos e uma rotina de luta pela vida a cada instante, futo de muitas vidas onde não valorizaram a existência e os tesouros do corpo, destruindo gradativamente a matriz sagrada do perispírito com vícios de toda sorte: álcool, fumo, drogas alucinógenas, sexo desvairado, alimento em demasia e outros comportamentos aparentemente inocentes mas que diante das leis sagradas da atração de flúidos e partículas, frequências específicas não passam despercebidas e o fato de usar a mente durante anos a fio para saciar a ganância, a vaidade, a sede de poder, a prepotência, além do hábito destruidor de alimentar este instrumento sagrado com os flúidos da maledicência, fruto da inveja, de desejos infantis não satisfeitos, gravam na matriz que futuramente formará o corpo físico nas existências seguintes, deformações, áreas obscuras, que oportunamente deverão ter esses fluidos drenados para a matéria afim de curar o espírito imortal e fazer com que este ‘aluno’ siga adiante em seu aprendizado.
Como também acontece nas escolas terrestres, há alunos que permanecem por anos a fio na mesma classe, no mesmo nível. O tempo de aprendizado é infinito e somente quando o homem sentir-se pronto para ir adiante, ou seja, quando ele aprender as lições referentes aquele nível de aprendizado poderá seguir em frente.
Aprender a encontrar a Luz em si mesmo e não mais buscar fora, na satisfação material sua felicidade; aprender a doar-se ao semelhante sem condições, sem exigências; aprender a curar-se por escolhas mais saudáveis; aprender a direcionar seus pensamentos para coisas nobres e que não beneficiem somente a si mesmo mas a coletividade a que pertence.
Neste momento, o homem torna-se apto a mudar de classe e alcançar níveis mais complexos em sua escola de aprendizado, aproximando-se cada vez mais do Criador que é Luz e Perfeição.
Foi a estes homens que Jesus dirigiu seus ensinamentos, como ele dizia : “ aquele que tiver olhos de ver e ouvidos de ouvir”. Nesta frase filosófica está o princípio da evolução.
Não adiantava ele querer obrigar alguns mais a seguí-lo se não estavam preparados ainda para dar de si mesmos, para compreender com seu coração as limitações pelas quais os outros passavam.
Não adianta “dar pérolas aos porcos”. O que isso quer dizer? O que um pobre porco, limitado em seus instintos faria com uma pérola? Artigo de alto valor material por que o intelecto do homem assim determinou, para o porco é só uma bolinha branca que ele tenta comer.
Para o homem uma ‘pérola’ é algo muito belo e valioso e ele dará a ela o devido valor e respeito usando-a como uma jóia.
Assim são os ensinamentos que Jesus nos trouxe. De nada adianta insistir em levar estes ensinamentos aqueles que ainda não estão suficientemente amadurecidos nas escolas da vida, superando sofrimentos, limitações, alcançando a compreensão da vida como um todo, um complexo infinito de aprendizado e aperfeiçoamento do espírito.
Estes estão aptos a seguir Jesus-espírito, Jesus-exemplo de vida, Ser de Luz disposto a vir até nós para nos impulsionar rumo a Perfeição.
Aos outros, ainda lhes está reservado o tempo de aprendizado que a eternidade nos proporciona a todos. Com paciência e dedicação a vida e suas situações nos ensinam incansáveis e repetidas vezes até que tenhamos aprendido a lição.
Jesus nos aguarda lá adiante para nos abraçar com amor e nos entregar o diploma de conclusão de determinadas etapas que nos permitirão estar ao seu lado na construção de mundos melhores.
25-06-11
0 Comments:
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)